Vítor Emanuel Dionísio Ramos nasceu a 20 de junho de 1990, natural da freguesia de Gemunde, concelho da Maia, vivendo, desde tenra idade na freguesia de Vilar do Pinheiro, concelho de Vila do Conde.

Tendo frequentado o ensino primário e básico no concelho vilacondense, em setembro de 2005, na busca do discernimento da vocação sacerdotal, ingressou no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde. Aí frequentou o Ensino Secundário.

Em setembro de 2009, após concluído com êxito o ensino secundário, ingressou no Seminário Maior do Porto e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, onde conclui com êxito o Mestrado Integrado, com a dissertação «Padres sábios e santos: elementos para uma espiritualidade sacerdotal em D. Manuel Gonçalves Cerejeira», no ano 2015. Nesse mesmo ano é ordenado diácono.

No âmbito da formação em ordem ao presbiterado, entre 2013 e 2016 esteve em estágio pastoral na paróquia de São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, tomando conhecimento dos desafios que se colocam à presença da Igreja Católica nas áreas suburbanas, nomeadamente mais marcadas de problemas sociais.

Em 10 de julho de 2016 é ordenado presbítero pelo Senhor Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos, sendo nomeado pároco de Nogueira da Maia e de Silva Escura, paróquias do concelho da Maia. Foi pároco nas referidas comunidades até 15 de agosto de 2019, tendo-se destacado o seu dinamismo pastoral, salientando-se como projetos de maior relevo as obras de requalificação da Residência Paroquial de Nogueira da Maia e do Salão Paroquial de Silva Escura e a fundação de um agrupamento de escuteiros em Nogueira da Maia.

Em dezembro de 2016 é nomeado para colaborar na Cúria Diocesana do Porto, como Secretário das Associações Religiosas, acompanhando no plano administrativo as pessoas jurídicas canónicas da Diocese do Porto, função que desempenha no presente momento, bem como de responsável dos Legados Pios.

Terminada a vida paroquial, entre 2019 e 2021 foi Chefe do Gabinete Episcopal do Senhor Bispo do Porto, D. Manuel Linda. É licenciado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia de Salamanca e juiz do Tribunal Eclesiástico da Diocese do Porto.

A 22 de julho de 2020 é nomeado Reitor do Santuário Diocesano do Monte da Virgem Imaculada, em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia.

Decreto – Reitor Monte da Virgem 20 de julho 2020