Vasco Alexandre Domingues Soeiro nasceu a 18 de maio de 1976, no Hospital de São João, Porto.
Os seus primeiros 9 anos de vida foram passados no lugar da Venda de Baixo, Freguesia de Pedroso, Concelho de Vila Nova de Gaia, junto dos seus pais e na proximidade física dos avós, tios e primos.
A 13 de junho de 1976, na Igreja Paroquial de Pedroso (Mosteiro de Pedroso), Vila Nova de Gaia, pelo padre João Vieira da Rocha, recebeu o sacramento do batismo.
Desde a pré-primária até ao 6º ano de escolaridade, frequentou o Colégio Trancoso (Colégio de Gaia) em Vila Nova de Gaia, onde teve catequese e recebeu a primeira comunhão, em 1984.
Após mudança de habitação para a freguesia da Madalena, Vila Nova de Gaia, em 1985, de imediato integrou-se na comunidade residente, Capela de Nossa Senhora de Fátima, onde realizou a Profissão de Fé, em 1987.
Nesta comunidade cresceu e amadureceu a sua fé, auxiliado pelo testemunho de catequistas, fiéis, amigos e do seu pároco António da Silva Martins. Com eles foi descobrindo e assumindo os valores da fidelidade, dedicação e serviço à comunidade, como catequista, leitor, acólito e organista (por falta de organista, a música surgiu como uma necessidade comunitária, começando a colaborar nas celebrações eucarísticas).
O encanto pela música litúrgica e pelo órgão em concreto foi tão grande que começou a estudar e a dedicar-se intensivamente ao mesmo. Por sugestão do seu pároco, inscreveu-se na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, no ano de 1997.
Nesta instituição prosseguiu os seus estudos musicais, tendo frequentado o curso de Música Litúrgica na classe de Órgão, sob orientação do professor António Mário.
Posteriormente frequentou o curso de Órgão do III Curso Nacional de Música Litúrgica (2003-2006), tendo sido orientado pelos professores Filipe Veríssimo, António Esteireiro e António Mário, nas disciplinas de órgão literatura e órgão litúrgico. Durante o curso participou numa Master Class com o organista Luca Antoniotti (professor na Escola das Artes – Universidade Católica do Porto).
Em 2005 ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de Música, estudando Órgão com o Prof. Domingos Peixoto e Prof. Edite Rocha. Nesta faculdade realizou e concluiu a licenciatura (5 anos) em Ensino de Música (efetuou estágio de um ano no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro) e mestrado em performance de Órgão, com a tese SYMPHONIE-PASSION DE DUPRÉ: DA MÚSICA LITÚRGICA À SINFÓNICA PARA ÓRGÃO.
Desde então, participou em várias Master Class com os organistas de renome como Louis Robilliard, Daniel Roth, Lionel Rogg, Luca Antoniotti, Olivier Latry, entre outros. Realizou vários concertos no território continental e Ilha da Terceira nos Açores.
Em julho de 2008 participou no 43rd International Summer Academy for Organist em Haarlem, na Holanda, tendo frequentado o curso de música antiga com Bernard Winsemius.
Em julho de 2009 participou no XIII Academia de Órgano Fray Joseph de Echevarria em Palencia, Espanha, tendo sido orientado pelos professores Montserrat Torrent, Jon Laukvik e Andreas Arand.
Em 2010 realizou um concerto na Casa da Música (Porto), e três concertos inseridos no Festival de Órgão na Ilha Terceira (Açores).
Foi organista na Igreja da Lapa no Porto, tendo desempenhado também as funções de director de assembleia e coro e foi paralelamente elemento efectivo do coro da Sé Catedral do Porto, com o qual participou, como cantor, em vários concertos.
Lecionou a disciplina de órgão na Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola de Música de Perosinho.
Em 2017 assumiu a função de professor de órgão e maestro do coro do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição.
Depois de longo período de discernimento com o seu orientador espiritual, Cón. Marcelino António da Cunha Ferreira, e preparação intelectual, pastoral, espiritual e humana no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, incluindo o estágio pastoral na Paróquia de São Lourenço de Ermesinde, orientado pelo Cón. João da Silva Peixoto, foi ordenado sacerdote na catedral do Porto a 8 de julho de 2018, pelo Bispo diocesano D. Manuel da Silva Rodrigues Linda.
A sua primeira missão (2018-2019) foi como prefeito no Seminário do Bom Pastor em Ermesinde, acumulando o cargo de professor de música nos dois seminários diocesanos (Maior e Menor).
No ano seguinte (2019-2020), o Sr. D. Manuel Linda pediu-lhe que assumisse a paroquialidade de Santa Maria de Nogueira e Santa Maria de Silva Escura, em acumulação com a prefeitura do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, tendo deixado o múnus de prefeito do Seminário do Bom Pastor, bem como a lecionação de órgão no mesmo seminário.
Desde o ano pastoral de 2020-2021, a sua missão ficou exclusivamente dedicada ao Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, voltando a lecionar no Seminário do Bom Pastor. Nesse mesmo ano foi igualmente nomeado Assistente Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima.
Em 11 de janeiro de 2023, o Sr. D. Manuel Linda nomeou-o para a reitoria do Santuário Diocesano do Monte da Virgem, mantendo os restantes múnus.